segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sobre o campeonato brasileiro 2009 e as suas lições

É macacada.

2009 está acabando, e ontem acabou o campeonato.

Pois é, o Flamengo conquistou o título, com uma forcinha do Fluminense e Botafogo (só conferir os conflitos diretos dos dois times com os times do G4).

Agora, o Flamengo já é oficialmente Penta (1987 não vale, e nunca valerá).

Mas, vou te contar. Foi tenso ontem após o fim. As ruas viraram um verdadeiro pandemônio. Deu medo. Parecia aqueles filmes em que o fim do mundo se aproxima, os cavaleiros do apocalipse descem dos céus e a população enlouquecida vai às ruas destruir tudo que vê.

Eu saí da minha casa e fui levar minha namorada em casa em Icaraí. Flamenguistas bêbados ocupavam a rua. Tive que forçar a passagem, quase atropelando alguns. Por sorte, não sujei meu carro.

No caminho, em frente ao Fórum da Região oceânica, flamenguistas, comemorando um título queimaram um carro e dançavam em volta do fogo, como uma tribo africana.

Queimaram. Um. Carro.

Isso, porque GANHARAM o campeonato. Puta merda. Imagino se tivessem perdido.

Iriam sequestrar um ônibus, fazer os passageiros de refém, estuprar os passageiros, matá-los, estrupá-los novamente, estuprar o ônibus, e tacar fogo em tudo.


Em São Francisco, alguns imbecis caíram dentro do esgoto. Sei que é normal para a torcida rubro-negra tomar banho no esgoto, mas cair lá dentro bêbado é perigoso. Pode não achar a saída... ou morrer afogado.


Nenhuma grande perda, de qualquer forma.
*
*
*
Bem, de qualquer forma, vamos deixar de falar mal dos outros e falar do que o campeonato brasileiro nos ensinou.

Pelo menos do que me ensinou.

Sou tricolor e vou dizer: teve momentos em que chorei que nem uma garotinha nesse campeonato.

Não sei direito explicar o que aconteceu esse ano, mas só sei que, no meio do ano, éramos lanterna do campeonato há umas 10 rodadas, ficamos 22 jogos sem ganhar (11 jogos sem ganhar, 1 vitória, 11 jogos sem ganhar). 98,5% é uma porcentagem absurda. Eu, sinceramente, já estava conformado com a queda.


Mas aí, tudo mudou.

Afinal, a vida é assim, não é?

Tinha uma única esperança: ganhar tudo. E foi o que fizemos.

Acreditamos, porque acreditar que era possível era tudo que era possível fazer.

Cara, eu já disse que chorei que nem uma garotinha. Mas foi mais de emoção, pela interação que a torcida e os jogadores tiveram do que por qualquer outra coisa.

Na final da Copa Sulamericana, quando perdemos, e a torcida começou a cantar pros jogadores, que foram pro meio de campo agradecer o esforço, não teve como segurar as lágrimas. Foi demais.


Se teve uma coisa que deu pra aprender é que realmente, nada é impossível.

Muito matemático deve ter torcido contra o Fluminense, para não ir parar no olho da rua.

Mas o que eu quero dizer, é que isso aqui não é só uma declaração para um time.

É uma mensagem de otimismo.


O que quero dizer é que, por mais manjado e idiota que possa parecer, não há coisa impossível. Então, não desista. Acredite, lute com força, que dá.

Pode parecer gay, discursozinho, lição de moral, mas não é. É o retrato de uma experiência real. E emocionante. E aí está, o Fluminense na Série A, para provar, o time do impossível.

*
*
*
E parabéns a todos os times cariocas, por estarem novamente juntos na elite do futebol!


No final de contas, parece todos saíram felizes, não?


*
*
*

Bônus?










EDIT: LOL!

4 comentários:

Lo Scienziato. disse...

Fico feliz pelos tricolores, afinal, sofrimento demais faz mal né mesmo? xD

Blue disse...

"Iriam sequestrar um ônibus, fazer os passageiros de refém, estuprar os passageiros, matá-los, estrupá-los novamente, estuprar o ônibus, e tacar fogo em tudo." HEOIAHOOEA, exatamente. Fora a porrada entre os mesmos.

Guia do Sono disse...

Parabéns!

Yuichi disse...

Tricolor é tudo bicha mesmo.